-
Em Porto Alegre
Notícias
Curso sobre Cinefilia no aniversário da Sala Redenção
29/04/2018
O curso Cinefilia e Crítica de Cinema no Rio Grande do Sul aborda aspectos da recepção do cinema a partir dos debates ocorridos na França da metade do século XX. Em torno da mítica revista Cahiers du Cinéma, e do crítico André Bazin, desdobrou-se a experiência apaixonada de assistir, debater e escrever sobre filmes. Essa paixão, que repercutiu em várias partes do mundo, aconteceu também em Porto Alegre, como atividade cineclubista e em torno da figura catalisadora do crítico P. F. Gastal. Do movimento cineclubista surgiram as salas alternativas de cinema, nos anos 80, incluindo a Sala Redenção.
O curso aborda como a cinefilia segue viva e está hoje revigorada pelas facilidades das novas tecnologias de acesso e exibição de filmes de todas as épocas e gêneros. O Curso será ministrado por Fatimarlei Lunardelli, jornalista, escritora, professora e crítica de cinema em comemoração aos 30 anos da Sala Redenção. Foi realizado pela primeira vez nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2017 e reeditado em 26 e 27 de abril de 2018. Entrada franca.
Fatimarlei Lunardelli foi, de 1989 a 2002, programadora da Sala Redenção – Cinema Universitário. A Sala completou 30 anos em 2017. Nada mais importante do que comemorar com os parceiros que fazem parte de sua história.
Aula 1 – Abordagem histórica da cinefilia
- Origem do cineclubista e da crítica cinematográfica na França do início do século XX
-
Cinefilia e a revista Cahiers du Cinéma nos anos 1950
-
O cineclubista no Brasil e o Clube de Cinema de Porto Alegre
Aula 2 – Cinefilia e crítica cinematográfica no Rio Grande do Sul
- História da crítica e os embates dos anos 60
-
Do cineclubismo surgem as salas alternativas
-
As transformações tecnológicas e a renovação da cinefilia