-
Em Porto Alegre
Notícias
Debate na estreia de Severina, coprodução entre Brasil e Uruguai
06/04/2018
Um livreiro melancólico e aspirante a escritor e uma mulher misteriosa que rouba livros são os personagens de Severina, filme do diretor Felipe Hirsch, produzido pela RT Features, que chega a Porto Alegre pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras. O roteiro, escrito por Hirsch, foi baseado no original do escritor guatemalteco Rodrigo Rey Rosa criado durante projeto sobre literatura brasileira para a Frankfurter Buchmesse, em 2013, na Alemanha. Rodado inteiramente no Uruguai e falado em castelhano, o filme – que teve sua première mundial no festival de Locarno, na Suíça, em agosto de 2017 – traz no elenco os atores argentinos Javier Drolas, Carla Quevedo e Alejandro Awada, o chileno Alfredo Castro, e o uruguaio Daniel Hendler.
A trilha sonora original do filme foi composta pelo gaúcho Arthur de Faria e envolveu 40 músicos de quatro cidades, em três países. Tem Hugo Fattoruso tocando piano e ao longo do filme são ouvidos Pedro Santos, Rubén Rada, Los Saicos e Jupiter Maçã. A sessão de estreia do filme em Porto Alegre terá debate com o músico e compositor Arthur de Faria e a jornalista e crítica Fatimarlei Lunardelli, no dia 12 de abril, quinta-feira, às 19h30min, na Cinemateca Capitólio. O filme estará em cartaz até o final do mês, em sessões às 17h, no Cine Bancários, pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras.
SEVERINA (Brasil / Uruguai, 103 minutos)
Direção e Roteiro: Felipe Hirsch
Produzido por Rodrigo Teixeira (RT Features)
Coprodução: Diego Robino (Oriental Features)
Produção Executiva: Raphael Mesquita, Ana Kormanski, Daniel Pech e Santiago López Rodríguez
Direção de Fotografia: Rui Poças
Baseado na obra de Rodrigo Rey Rosa
Elenco: Javier Drolas, Carla Quevedo, Alejandro Awada, Alfredo Castro e Daniel Hendler
Sobre o diretor:
Diretor de cinema e teatro, Felipe Hirsch é um dos fundadores da Ultralíricos, companhia na qual desenvolve experimentações cênicas que já lhe renderam diversos prêmios. Em 2008, foi vencedor do Grammy pela direção do show Homenagem a Tom Jobim. Seu primeiro filme, Insolação, teve sua estreia no Festival de Veneza. Em 2013, Felipe lançou A Menina Sem Qualidades, minissérie criada para a MTV, vencedora de diversos prêmios. No mesmo ano, anunciou a tetralogia Puzzle especialmente criada para a participação brasileira como Convidado de Honra da Frankfurter Buchmesse. Em 2016, Felipe Hirsch estende o trabalho para a América Latina e estreia A Tragédia e a Comédia Latino-Americanas, além de filmar Severina, seu segundo longa-metragem, com artistas de toda a América Latina.