-
Em Porto Alegre
Notícias
Oficinas de Análise Fílmica nas Unidades Sesc do Rio Grande do Sul
07/09/2018
Analisar um filme é ir além do prazer que o simples assistir proporciona, significa investigar como foi criado e compreender suas características. A análise fílmica se desenvolveu nos anos 60, junto com a criação dos cursos de cinema, expandindo-se na França, no ambiente da crítica e análise da cultura. Hoje consolidada, é utilizada em múltiplas formas, permitindo leituras detalhadas e profundas de filmes nas diversas áreas do conhecimento.
Diferente da crítica cinematográfica, baseada em juízos de valor, a análise fílmica investiga o filme como objeto cultural e discursivo. Não se trata de dizer se um filme é bom ou ruim, mas de compreender seus significados enquanto texto e investigar o contexto do qual faz parte. Pode ser uma ferramenta para uso didático, ou um simples e prazeroso exercício de especulação que amplia o conhecimento sobre a maneira como percebemos a linguagem audiovisual.
A Oficina Como Analisar Filmes tem sido realizada em várias unidades do SESC – Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul -, a partir de uma parceria iniciada em agosto de 2017, no Sesc Canoas. O objetivo é apresentar as noções básicas da análise fílmica, abordar a linguagem cinematográfica e apresentar métodos de leitura de filmes.
As oficinas estimulam o olhar crítico sobre os filmes e fazem parte da política de estímulo à cultura e ao audiovisual implementado pelo Sesc em todo o país. Em cidades onde já não existem mais salas de cinema, as unidades do Sesc operam como espaços de exibição para um catálogo de filmes de qualidade licenciados para circular o país. A partir da edição da oficina em Passo Fundo, em maio de 2018, foi reativado o Cinematógrafo Cineclube, e em Uruguaiana, no mês de julho, a atividade foi realizada no CineSesc, com acolhimento entusiasmado dos participantes.
A oficina também foi realizada no Sesc de Bento Gonçalves em 2017 e na unidade de Gravataí em julho de 2018.