-
Em Porto Alegre
Notícias
Podcast Cinema Falado com Roger Lerina
11/02/2019
O jornalismo cultural de Roger Lerina se expande cada vez mais e melhor! Além do site rogerlerina.com.br com sugestões culturais, notícias e resenhas críticas sobre o melhor da agenda cultural porto-alegrense, Roger passa a comandar o podcast Cinema Falado. Produzido para a rádio web Mínima, de Porto Alegre, o primeiro programa da série está no ar desde o dia 7 de fevereiro. Eu, Fatimarlei Lunardelli, e Daniel Feix, na condição de dirigentes da Accirs, participamos debatendo a escolha dos melhores filmes de 2018 tanto pela Associação de Críticos de Cinema do RS, quanto pela Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
O bate-papo girou em torno da virada que representa o ano de 2018 na distribuição e exibição de filmes simbolizada por Roma, do diretor mexicano Alfonso Cuarón. Coproduzido entre México e Estados Unidos, em espetacular preto e branco, com roteiro baseado na infância do cineasta, o filme foi lançado no finalzinho do ano, no dia 14 de dezembro, na plataforma de streaming Netflix. Roma vinha gerando controvérsia desde maio, quando foi recusado pelo Festival de Cannes por não ter plano de lançamento convencional para salas de cinema. Meses depois, no Festival de Veneza, que aceitou o filme na competição, saiu vencedor com dois troféus Leão de Ouro. Desde então, tem sido consagrado com prêmios em dezenas de festivais, escolhido o melhor do ano por associações de críticos de várias partes do mundo e concorre a 10 categorias do Oscar, no próximo dia 24 de fevereiro.
Entre outros assuntos, o bate-papo comandado por Roger Lerina no Cinema Falado tratou do futuro do cinema frente às transformações tecnológicas que estão mudando o modo de distribuição e exibição de filmes. No Brasil, Roma foi exibido somente em algumas salas especiais. O contrato para essas sessões foi da distribuidora Vitrine diretamente com os produtores mexicanos e foi uma exceção, pois o objetivo da plataforma Netflix, coprodutora do filme, é que seja visto apenas online, nas telas dos computadores, das televisões ou até mesmo no celular. No caso de Roma, é um paradoxo, pois o filme, além de ter sido dirigido e roteirizado, também foi fotografado por Alfonso Cuarón em formato widescreen para tela grande. Em Porto Alegre, as sessões especiais da Vitrine – do filme mais falado e premiado do ano – aconteceram na Cinemateca Capitólio.