-
Cinema
Em Porto Alegre
Prêmio Accirs 2024 destaca o crítico Hélio Nascimento
27/01/2025

Mantendo prática iniciada em 2008, quando foi fundada, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul elegeu os Melhores do Ano tendo por base produções lançadas em mostras e festivais, no circuito comercial e também em plataformas de streaming. Os associados escolheram os melhores títulos nas categorias longa-metragem Internacional: Anatomia de uma queda (Anatomie d’une chute), dir. Justine Triet; longa-metragem nacional: Ainda estou aqui, dir. Walter Salles; longa-metragem gaúcho: Até que a música pare, dir. Cristiane Oliveira e curta-metragem gaúcho: Pastrana, dir. Melissa Brogni e Gabriel Motta.
Um prêmio particularmente significativo, entregue desde a primeira edição, leva o nome do crítico gaúcho Luís César Cozzatti e visa reconhecer ações, projetos, instituições ou pessoas que contribuem para a cultura audiovisual gaúcha. Em 2024, a Accirs destaca o trabalho contínuo, de qualidade e persistente do crítico Hélio Nascimento.
Nascido em Porto Alegre em 1936, atualmente com 88 anos, Hélio mantém vivo seu interesse, curiosidade e paixão pelo cinema. É assíduo frequentador das salas de exibição da cidade e todas as semanas publica uma resenha crítica no Jornal do Comércio, onde ingressou em 1961. Sua trajetória já havia sido reconhecida em 2022, na 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, com o prêmio concedido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o IECINE / Instituto Estadual de Cinema do RS, destinado a pessoas que contribuem para o cinema ao longo das décadas.
Hélio é sócio honorário da Accirs e um exemplo de dedicação à reflexão cinematográfica. Integra o livro 50 Olhares da crítica sobre o cinema gaúcho, publicado em 2021 pela associação, e tem dois livros lançados: Cinema brasileiro, de 1981, e a antologia de suas críticas O Reino da imagem, vol. 7 da coleção Escritos de Cinema, lançada em 2002 pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia. Na ocasião resenhei o livro para a Revista Teorema, n. 2, 2002, intitulada Hélio Nascimento e a crítica de cinema no Rio Grande do Sul (aqui).
Para conhecer o pensamento deste que é um dos mais respeitados críticos de cinema em atividade no Brasil deixo dois links:
Esse homem é um crítico de cinema – entrevista com Hélio realizada pelo jornalista Rafael Glória para o Nonada Jornalismo, publicada em 21 de junho de 2011 (aqui)
Primeira Pessoa, programa da TVE conduzido por Ivete Brandalise, exibido em 26 de fevereiro de 2015, disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=o5FrnzkQ0Tg