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Quanto mais quente melhor na Cinemateca Capitólio
11/02/2019
O verão intenso de Porto Alegre é a inspiração para a programação da Cinemateca Capitólio Petrobras. A mostra Quanto Mais Quente Melhor apresenta, entre 12 e 27 de fevereiro uma seleção de quinze filmes que transbordam calor, suor e desejo. Entre os destaques da programação, exibição em 35mm do clássico A Lei do Desejo, uma das grandes histórias de amor louco de Pedro Almodóvar, e de Houve uma Vez Dois Verões, primeiro longa-metragem de ficção de Jorge Furtado; e a primeira sessão em Porto Alegre de Eternamente Sua, o filme que colocou o nome do tailandês Apichatpong Weerasethakul no mapa do cinema mundial.
As sessões comentadas também são atrações da programação. Clara Corleone e Juliana Costa, apresentadoras do programa de rádio Todas as Mulheres do Mundo, debatem a obra-prima erótica O Pecado Mora ao Lado, de Billy Wilder (19/2, 20h). Decameron, uma das célebres obras da trilogia da vida de Pier Paolo Pasolini, será comentada pela pesquisadora Fatimarlei Lunardelli (26/02, 19h30).
A diversidade marca a seleção da mostra: o calor psicodélico das rochas australianas de Piquenique na Montanha Misteriosa, de Peter Weir, encontra o verão escaldante de Spike Lee no político Faça a Coisa Certa; as picardias estudantis dos Jovens, Loucos e Rebeldes, de Richard Linklater, encontram a fuga amorosa sensualíssima de Monika e o Desejo, do mestre sueco Ingmar Bergman.
Filmes de grandes gênios franceses, Um Dia no Campo, de Jean Renoir e Conto de Verão, de Eric Rohmer, apresentam variações instigantes sobre a arte da paquera e dos jogos amorosos. Ainda na França, novas perspectivas sobre a masculinidade são apresentadas em dois calorosos longas contemporâneos: Um Estranho no Lago, de Alain Guiraudie, que entra em cartaz com sessões regulares, pela primeira vez em DCP em Porto Alegre, e Bom Trabalho, de Claire Denis.
Duas obras raras e essenciais brasileiras completam a programação: o pioneiro Aitaré da Praia, de Gentil Roiz, um dos marcos do Ciclo de Recife da década de 1920; e Antes, o Verão, de Gerson Tavares, adaptação do romance homônimo de Carlos Heitor Cony estrelada por Jardel Filho e Norma Bengell.
A mostra tem o apoio da MPLC, da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français, da Versátil Filmes, do CTAV, Tela Brasilis e Imagem-Tempo. A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.
FILMES
AITARÉ DA PRAIA – Brasil, 1925, 60 minutos, digital – Direção: Gentil Roiz. Aitaré, pescador, namora Cora, uma moça da localidade. Provocado, Aitaré briga com Traíra, amigo de Zeno, um marginal que vive na praia. A família de Cora reprova seu namoro com Aitaré.
UM DIA NO CAMPO (Partie de Campagne) – França, 1936, 40 minutos, HD – Direção: Jean Renoir. No final do século dezenove, os membros de uma família vão passar um dia no campo. Adaptação de conto de Guy de Maupassant.
MONIKA E O DESEJO (Sommaren med Monika) – Suécia, 1953, 95 minutos, HD – Direção: Ingmar Bergman. Dois jovens decidem fugir de barco para uma ilha e passar algumas semanas juntos.
O PECADO MORA AO LADO (The Seven Year Itch) – Estados Unidos, 1955, 105 minutos, HD – Direção: Billy Wilder. Richard Sherman é um editor de livros que se sente “solteiro” quando a mulher e o filho viajam em férias. Ele começa a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem, que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.
ANTES, O VERÃO – Brasil, 1968, 80 minutos, digital – Direção: Gerson Tavares. Um homem na faixa dos 40 anos constrói uma casa de veraneio em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Casado com uma bela mulher, pai de dois filhos e bem sucedido na carreira, a casa é um símbolo de suas conquistas pessoais. Mas na medida em que o vento, o sal e a areia ameaçam invadir as brechas da casa, seu casamento começa a ruir. E como um mau agouro, um misterioso assassinato ocorre nas redondezas.
DECAMERON (Il Decameron) – Itália, 1971, 112 minutos, HD – Direção: Pier Paolo Pasolini. Coletânea de nove contos do Decameron de Giovanni Boccaccio: um jovem rico é duplamente enganado; um rapaz finge ser surdo-mudo para conseguir emprego como jardineiro num convento; uma mulher tenta esconder seu amante quando o marido chega mais cedo em casa; um malandro engana um padre em seu leito de morte; irmãos que querem se vingar do amante da sua irmã; um padre astuto tenta seduzir a mulher de seu amigo; dois pilotos com medo do inferno; uma jovem dorme no telhado para encontrar o namorado à noite e um pintor em busca de inspiração para criar uma obra de arte.
PIQUENIQUE NA MONTANHA MISTERIOSA (Picnic at Hanging Rock) – Austrália, 1975, 115 minutos, HD. Direção: Peter Weir. Sábado, 14 de fevereiro de 1900, dia de São Valentim – também conhecido como dia dos namorados. Um colégio exclusivamente feminino da Austrália faz uma excursão a Hanging Rock, onde será realizado um piquenique.
A LEI DO DESEJO (La Ley del Deseo) – Espanha, 1987, 100 minutos, 35mm. Direção: Pedro Almodóvar. Um diretor de cinema homossexual conhece um belo jovem, e os dois passam a noite juntos. No dia seguinte, está convencido de que foi um encontro casual e diz ainda estar apaixonado por seu namorado. O amante não entende e revela seu lado possessivo.
FAÇA A COISA CERTA (Do The Right Thing) – Estados Unidos, 1989, 125 minutos, HD – Direção: Spike Lee. Sal, um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. No dia mais quente do ano, Buggin’ Out, o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e questiona a ausência de pessoas negras na “parede da fama” do local.
JOVENS, LOUCOS E REBELDES (Dazed and Confused) – Estados Unidos, 1993, 103 minutos, HD – Direção: Richard Linklater. Maio de 1976. Loucura total no último dia de aula em um colégio do Texas. Na ânsia de extravasar ao máximo a juventude irresponsável, futuros calouros e sádicos veteranos aprontam, organizam festas, brigam, transam, se drogam e bebem como se não houvesse amanhã, criando memórias inesquecíveis das quais nenhum deles conseguirá sequer lembrar.
CONTO DE VERÃO (Conte d’été) – França, 1995, 113 minutos, HD – Direção: Éric Rohmer. Gaspard é um jovem que viaja até o balneário francês de Dinard, na Bretanha. Ele pretende encontrar Lena, por quem está apaixonado. Logo após sua chegada ele conhece Margot, que trabalha como garçonete na creperia de sua tia. Eles logo se tornam amigos e passam a ficar um bom tempo juntos, mas Gaspard sente-se reticente em contar a ela a verdade sobre sua viagem.
BOM TRABALHO (Beau Travail) – França, 1999, 90 minutos, digital. Direção: Claire Denis. A diversa Legião Estrangeira da França está sendo submetida a um rigoroso treinamento na África. Debaixo do céu azul e claro e no meio do deserto, o sargento Galoup entrega toda sua devoção ao enigmático comandante Bruno. Quando um novo recruta chega, Galoup é consumido pelo ciúme.
HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES – Brasil, 2002, 90 minutos, 35mm. Direção: Jorge Furtado. Chico, adolescente em férias na “maior e pior praia do mundo”, encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre “aquela noite”, mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.
ETERNAMENTE SUA – Tailândia, 2002, 122 minutos, digital – Direção: Apichatpong Weerasethakul. Roong aguarda ansiosamente pelo dia em que poderá voltar para os braços de seu amante Min, um birmanês que vive ilegalmente na Tailândia. Ela paga a senhora Orn para que cuide do homem, enquanto procura um lugar para viverem com paz e tranquilidade. Certa tarde, Min leva Roong para um piquenique na floresta, onde seu caminho cruzará novamente com o da senhora Orn.
UM ESTRANHO NO LAGO (L’inconnu du Lac) – França, 2013, 100 minutos, DCP – Direção: Alain Guiraudie. Um lago usado como praia nudista é destino de lazer da comunidade homossexual. Um frequentador conhece um novato misterioso no local. É o início de uma perigosa relação amorosa.
GRADE DE HORÁRIOS 19 a 27 de fevereiro de 2019
19 de fevereiro (terça): 14h – A Mata Negra; 16h – Estação do Diabo; 20h – O Pecado Mora ao Lado + debate
20 de fevereiro (quarta): 14h – A Mata Negra; 16h – Estação do Diabo; 20h – Houve uma Vez Dois Verões
21 de fevereiro (quinta): 14h – Bom Trabalho; 16h – Um Estranho no Lago; 18h – Piquenique na Montanha Misteriosa
22 de fevereiro (sexta): 14h – Jovens, Loucos e Rebeldes; 16h – Um Estranho no Lago; 18h – Monika e o Desejo
23 de fevereiro (sábado): 14h – Aitaré da Praia; 15h10 – Um Dia no Campo; 16h – Um Estranho no Lago
24 de fevereiro (domingo): 14h – A Lei do Desejo; 16h – Um Estranho no Lago; 18h – Eternamente Sua
26 de fevereiro (terça): 14h – Bom Trabalho; 16h – Um Estranho no Lago; 18h – Antes, o Verão; 19h30 – Decameron (debate com Fatimarlei Lunardelli)
27 de fevereiro (quarta): 14h – Monika e o Desejo; 16h – Um Estranho no Lago; 18h – Faça a Coisa Certa